10 Dicas para sair do vermelho

As estatísticas apontam que quase 60% das famílias brasileiras estão endividadas, e dois fatores contribuem para esse número: A instabilidade econômica do país e a falta de informação sobre planejamento financeiro.

2018 promete ser um ano de crescimento econômico, porém, sem o planejamento correto fica quase impossível se livrar das dívidas.

Preparamos 10 dicas para você sair dessa situação e respirar tranquilo.

1 Faça as contas
O primeiro passo é saber como está a sua situação financeira atual. Use o computador ou uma folha de papel e anote todas as suas contas. Se necessário, ligue para o credor e pergunte qual o valor total da sua dívida.

2 Hora de negociar
Chegou o momento de negociar as dívidas. Você tem a opção de pagar à vista com desconto ou a prazo de acordo com suas possibilidades. Analise cada dívida de acordo com o valor e escolha a melhor forma de pagamento.

3 Renda extra
Você vai precisar de dinheiro para pagar as dívidas, já pensou na possibilidade de buscar algum tipo de renda extra?
Mãos a obra e seja criativo, existe muitas formas de aumentar sua renda mensal. Você pode até envolver toda a família e juntos vocês conseguirão sair do aperto.

4 Corte Despesas
É muito importante economizar e mudar hábitos de consumo. Liste todas as suas despesas por prioridade e corte os gastos desnecessários mesmo que seja temporariamente.

5 Quite as dívidas possíveis
É provável que você não consiga pagar todas as contas de uma só vez, nesse caso, priorize as maiores enquanto negocia com os outros credores. Se pagar uma por vez, logo você terá quitado todas.

6 Padrão de vida correto
Adeque seu padrão de vida para um patamar que você consiga pagar. Viver de acordo com as possibilidades é muito melhor do que tentar parecer o que não é e se afundar novamente em dívidas.

7 Poupe
Aprenda a criar suas reservas. Uma boa dica é pagar todas as dívidas mensais, separar uma parte para os gastos rotineiros e o que sobrar aplicar em um investimento com boa rentabilidade, segurança e disponibilidade do dinheiro (para possíveis emergências).

8 Chega de dívidas
Não faça novas contas. Tente sempre juntar o dinheiro para comprar à vista, além de ganhar desconto você não compromete seu orçamento.

9 Conheça seus objetivos
Com a vida estabilizada, você precisa fazer um planejamento financeiro incluindo objetivos a curto, médio e longo prazo. Dessa forma você vai poupar e se esforçar para conquistá-los.

10 Controle emocional
Grande parte das pessoas compram por impulso. Pense se o que deseja comprar é mesmo necessário. Mesmo que queira comprar algo, faça isso de maneira planejada, pesquisando preços e incluindo o valor no seu planejamento financeiro.

Aproveite as dicas e não deixe de praticá-las. Com organização e disciplina você dará adeus as dívidas de uma vez por todas.