3 Diretores com uma estética marcante para se inspirar no design da sua casa

Quem nunca assistiu a um bom filme e se impactou de uma maneira tão profunda pela sua beleza estética que teve aquela vontade de “viver dentro daquele filme para sempre”? Muitas vezes, essa qualidade estética vem do trabalho do diretor, que coloca uma visão fantasiosa e muitas vezes até ousada para a telinha, trazendo mágica aos nossos olhos.

Assim, por mais que quando saímos de uma sala de cinema ou desligamos o filme, voltemos a realidade, essa sensação nem sempre precisa acabar no “The End”, existem formas de fazer com que aquela fantasia aconteça também em nossas vidas reais.

Pensando nisso, selecionamos 3 diretores icônicos que se destacam pela composição visual marcante em seus filmes, com cenários lindos, coloridos e estilosos, para você se inspirar no design da sua casa, fazendo com que você realmente se sinta sendo o/a protagonista de uma cena de cinema. Confira!

Pedro Almodóvar

Pedro Almodóvar é o cineasta espanhol mais famoso do mundo, já tendo sido indicado a vários prêmios do Oscar. “As cores de Almodóvar”, citado até na música ‘Esquadros’, da cantora Adriana Calcanhoto, é uma das suas marcas mais presentes em suas obras, principalmente os tons mais quentes do vermelho, explorando da melhor forma a sua origem espanhola, que remete muito a nossa América Latina, obviamente. Além das cores, sua estética de ambientes e figurinos é extremamente marcante, e só ele sabe bem como misturar o tradicional com o que tem de mais moderno, assim como o contraste do uso de suas cores.

São diversos os filmes em que Almodóvar apresenta cenários de apartamentos que até podem fazer com que o público se distraia um pouco do filme, para admirar a beleza deles. Em suas obras, cada cena dentro de um apartamento dá vontade de morar para ontem. Por isso, a inspiração em seus filmes pode te ajudar a trabalhar bem as cores, como também os móveis, misturando coisas que não parecem fazer sentido juntas, mas que acabam fazendo justamente por isso.

É válido falar também de seu mais recente filme, Dor e Glória, que apresenta Santiago (Antonio Banderas), um diretor de cinema conceituado, vivendo em um apartamento que mistura o moderno e o retrô de uma maneira impressionante!

Wes Anderson

Muitas vezes chamado de “Diretor Designer”, Wes Anderson é um famoso cineasta do cinema moderno e um dos mais queridinhos da tribo dos hipsters. Conhecido pelo seu trabalho de direção de arte impecável, Wes é famoso por construir personagens exóticos com diálogos verborrágicos, utilizar tons pastéis ou cores hiper saturadas, cenários cheios de detalhes e, claro, seu enquadramento simetricamente centralizado na tela, dando um ar fantasioso e peculiar nas suas obras.

Por isso, se você gosta de construir ambientes com uma estética impactante e até um pouco exótica, os seus filmes são ótimos para se inspirar. Wes trabalha muito bem as cores e a forma como elas contrastam, além de detalhar muito bem os objetos utilizados em seus cenários, trazendo um ambiente com muita informação, como vários quadros, luminárias, livros, vasos e papeis de parede incríveis. Enfim, essa atmosfera de deslumbramento pode transformar os ambientes de sua casa em verdadeiras obras de arte!

Tim Burton

Esta última dica vai para quem ama cultura pop!

Tim Burton é um dos diretores mais conceituados dos últimos 30 anos, sendo impossível discordar da sua influência no audiovisual mundial, principalmente por conta de sua estética peculiarmente bizarra e kitsch.

Tim Burton tem o dom de misturar o terror e a comédia, tudo isso em seu universo particular. Isso também se expressa visualmente. Tim sempre utilizou de tons mais obscuros, porém em alguns filmes ele trouxe uma mistura de cores em cenários que mesclam um amarelo gritante e fofinho, com uma mobília mais clássica. Esse contraste dá um ar único que só ele sabe dar, mas que você pode muito se inspirar!

Federico Fellini, um dos mais importantes cineastas italianos, dizia que “O cinema é um modo divino de contar a vida” e só quem realmente ama cinema, sabe que assistir a um filme é como viver em um universo fantasioso por algumas horas. Por isso, se basear nas estéticas de seu diretor favorito ou de algum deste que citamos, pode fazer com que você viva essa mágica 24 horas por dia!

Vale citar que se você é realmente um fã da sétima arte, pode considerar ir além de ter um espaço baseado em filmes, buscando condomínios que também compartilhem esse amor com você e tenham um espaço cinema, como é o caso do Royal Garden, o prédio da Frizon. O único da cidade de Mongaguá que já vem com esse espaço dedicado a você que quer assistir a um bom filme, em uma estrutura com qualidade de um cinema real. Assim, você pode viver essa magia em casa e ainda reunir amigos e familiares para assistir a um bom filme, sem precisar deixar a estrutura do condomínio. Perfeito, não é?