Apartamento pronto ou na planta: qual o melhor?

A compra de um apartamento é uma grande decisão na vida de qualquer pessoa, seja pelo valor alto do investimento ou por ter uma residência fixa para morar. É a chance de sair do aluguel e ter a liberdade que um espaço seu proporciona. Mas veja bem, antes de decidir é preciso analisar qual imóvel encaixa-se melhor no seu estilo de vida e claro, no seu bolso.

Considerando um apartamento novo, o que é melhor: na planta ou pronto? Não há uma resposta certa para essa questão, os dois tem vantagens e desvantagens, por isso, preparamos algumas informações para ajudar você a decidir se deve ou não investir em uma apartamento na planta, confira:

Economia:
Na maioria dos casos, o preço do apartamento na planta é mais barato que o pronto. Outra vantagem é que, ao comprar ainda na planta, ganha-se tempo para planejar o pagamento das prestações. Você pode negociar entrada, parcelas, parcelas intermediárias, etc.

Valorização
Talvez a maior das vantagens de comprar um apartamento na planta é a valorização. Um imóvel pronto com as mesmas características é sem dúvidas mais caro que um imóvel em construção. Isso se dá pelo fato de que o proprietário precisa aguardar o término para poder mudar, sem contar o risco (improvável) de ocorrerem atrasos ou problemas. Por essa razão, ao receber as chaves, seu apartamento vai valorizar imediatamente.

Mudança
Se você não tem planos de mudar rapidamente, o apartamento na planta é a melhor opção financeira. Permite o parcelamento da entrada e planejamento das prestações. Essa é uma modalidade muito utilizada por aqueles que não conseguem poupar, pois o imóvel na planta “força” um planejamento por parte do proprietário.

Personalização
Quem compra um apartamento na planta ganha mais flexibilidade para decorar e personalizar o imóvel. É possível escolher o acabamento, o piso e algumas instalações no banheiro por exemplo. Dependendo da construtora, apartamentos na planta também permitem reformas em maior escala, como derrubar paredes por exemplo.

Nos dois casos, a dica mais importante é: saber negociar. Em tempos de crise, as construtoras andam atrás de clientes e estão oferecendo muitas vantagens e facilidades de pagamento. Aproveite esse momento e conquiste seu tão sonhado apartamento novo.