Ar-condicionado sem sustos: Economize energia sem abrir mão do conforto

O uso do ar-condicionado e o consumo de energia elétrica é um pesadelo para a maioria das pessoas.

A utilidade desse aparelho é indiscutível nos dias quentes de verão. Mas o que deveria ser um benefício pode trazer uma surpresa não tão agradável no fim do mês. A boa notícia é que mudando algumas atitudes da pra economizar no valor final da conta de luz e de quebra contribuir com o meio ambiente.

Confira abaixo as dicas para que você não precise abrir mão do conforto que o ar-condicionado proporciona.

ar-condicionado-3

Economize na hora da compra

Na hora de comprar um aparelho de ar-condicionado, saiba que a escolha certa pode gerar economia de energia. Confira essas dicas importantes:
• Selo Procel
Escolha modelos que tenham o Selo Procel de Economia de Energia. São aparelhos mais eficientes e que economizam mais energia.
• Tecnologia Inverter
Aparelhos com a Tecnologia Inverter são os que mais geram economia de energia pois o sistema oferece maior eficiência energética a medida que ajusta o trabalho do compressor conforme a necessidade do ambiente. A economia pode chegar a 40% em relação aos modelos convencionais.
• Tamanho Correto
Escolha o equipamento de acordo com o tamanho da sua casa, qual cômodo ele será instalado e quantas pessoas farão uso. Assim você vai adquirir um modelo com potência ideal para sua necessidade.

Economize na hora da instalação

Agora que você fez a escolha do melhor aparelho, é a hora da instalação. Escolha um profissional capacitado e fique atento a esses detalhes:
• Não bloqueie saídas de ar
Faça a instalação em local com boa circulação de ar e onde não bata luz do sol de forma direta, do contrário, ele trabalhará mais desnecessariamente. Evite também deixá-lo perto de cortinas, móveis ou cantos de paredes.
• Instale o ar-condicionado no alto
Quanto mais alto ele for instalado melhor, já que o ar frio tende a “descer”, ao contrário do ar quente que “sobe”.
• Confira o termostato
Veja com o técnico se o termostato está regulado da forma correta evitando frio excessivo e ainda mais gastos, afinal a variação de um grau pode elevar em até 8% o consumo de energia.

ar-condicionado-2

Economize no dia a dia

Algumas atitudes simples garantem uma boa economia no final do mês:
• Evite que o calor entre no ambiente
Quando o aparelho estiver ligado mantenha as portas e janelas bem fechadas para que o ar quente externo não entre. Ao sair do ambiente por um tempo prolongado, não esqueça de desligar o aparelho. Para evitar que o ambiente esquente com o calor do sol, deixe cortinas e persianas fechadas até mesmo quando o ar não estiver sendo usado.
• Limpe os filtros
Lembre-se sempre de limpar os filtros do ar-condicionado. Quando estão sujos eles impedem a circulação do ar, forçando o aparelho a trabalhar mais. As entradas e saídas também precisam de atenção para não serem obstruídas por pó e sujeira.

Agora que você já sabe como pode economizar energia elétrica com o uso do ar-condicionado, só falta colocar as dicas em prática e aguardar o verão que está por vir.