Como escolher o imóvel dos seus sonhos

O imóvel dos sonhos é a combinação perfeita de fatores como localização, espaço útil, cômodos e distribuição da planta, qualidade da construção e acabamento, valor, condição de pagamento, entre diversos outros itens cuja somatória resulta no melhor custo benefício para sua aquisição.

Veja a seguir algumas dicas que vão ajudar na hora de tomar esta importante decisão.

Lista de Desejos

Para facilitar a procura e garantir uma escolha acertada, antes mesmo de partir para a seleção de opções disponíveis, elaborar uma lista com tudo que é indispensável para atender da maneira mais completa possível as necessidades dos moradores durante todo o período que pretendem usufruir do imóvel,  como por exemplo:

– para um casal jovem, possuir um quarto extra para acolher um ou mais filhos, no futuro, conforme seu planejamento;

– para uma família maior com filhos adolescentes, uma boa quantidade de dormitórios, banheiros, a proximidade à comércios e escolas;

– para uma pessoa solteira ou um casal mais maduro, uma localização com menor distância em relação a opções de lazer.

Cada perfil de morador tem um tipo de imóvel ideal, e o que um procura pode ser exatamente o que o outro não deseja de forma alguma.

Orçamento

Ter em mente o orçamento para a aquisição do imóvel, levando em conta também custos extras como documentação, eventuais reformas e manutenções, instalação de itens indispensáveis como pisos, acabamentos, móveis e eletrodomésticos, enfim, quanto se pretende investir no total e qual a forma de pagamento que se pode utilizar para viabilizar o negócio é fundamental.

Imóvel na Planta

Para quem tem algum tempo para se planejar e esperar até a mudança, uma excelente opção é comprar um imóvel em construção, já que as condições de pagamento e até valor costumam ser mais atrativos quando se adquire um imóvel diretamente da construtora.

Neste caso, analisar a história e reputação da construtora do imóvel em questão, se ela costuma respeitar os prazos de entrega divulgados em seus empreendimentos, se possui ocorrências de consumidores insatisfeitos com problemas que surgem antes e depois da entrega das chaves, no pós obra, também são questões cruciais para evitar dores de cabeça.

Qualidade da Construção

Outro ponto que diferencia as opções é a qualidade da construção e dos materiais e acabamentos utilizados, se o imóvel é entregue pronto para morar, com itens como pisos e revestimentos de qualidade, teto rebaixado, iluminação, churrasqueira, instalações elétricas, etc. Um imóvel mais completo e bem acabado significa menos preocupações com mão de obra e gastos extras antes e depois da mudança.

Condições Legais e Comerciais

Quando se trata de escolher um imóvel novinho e nunca antes habitado para chamar de seu, para a segurança do negócio é fundamental ter conhecimento da documentação do empreendimento, se ele está em condições legais para financiamento bancário e emissão de escritura em seu nome imediatamente após a compra.

Observe a flexibilidade de negociação e a disponibilidade da construtora em adaptar as condições de pagamento para viabilizar seu negócio.

Se a construtora oferece um plano de parcelamento direto e sua opção for realizar o pagamento por esta modalidade de financiamento, de qualquer forma a correta regulamentação do empreendimento é indispensável para garantir sua tranquilidade e evitar imprevistos desnecessários.

Estes são os detalhes principais que devemos observar na escolha do melhor imóvel. Seguindo estas orientações e realizando uma avaliação completa e racional das opções, vai ser mais simples e tranquilo encontrar um imóvel na medida exata dos seus sonhos!