DIY – “Faça você mesmo”: Uma tendência criativa e sustentável na decoração

Nosso planeta vive uma crise desencadeada pelo modo de vida baseado no consumo exagerado, fortalecido a partir da revolução industrial, no século 20. O uso de recursos naturais contabilizado até então em séculos de civilização, foi superado em algumas décadas por uma indústria interessada em atender a demanda crescente por bens de consumo de uma população cada vez mais concentrada nos centros urbanos.

Ora se os recursos naturais não são inesgotáveis, e a população mundial segue crescendo, a realidade da escassez de abastecimento em diversos itens essenciais como água, energia e alimentos, e o acúmulo do lixo produzido todos os dias em nossas casas, traz a cada dia mais transtornos para a vida no nosso tempo. O lixo orgânico, que sempre existiu, aumenta consideravelmente com o desperdício causado pelos modelos de fornecimento e consumo acelerados. A grande oferta de produtos com embalagens de materiais sintéticos e de difícil decomposição e a diminuição da vida útil dos bens duráveis (seja por qualidade, moda ou velocidade vertiginosa das atualizações tecnológicas) gera um volume assustador de itens considerados “descartáveis”.

Esta cadeia de desequilíbrio do nosso sistema atual é um tema que gera cada vez mais discussões em busca de soluções, e um número crescente de pessoas preocupadas em frear esse processo está em optando por resgatar os valores essenciais, cultivando hábitos de consumo mais conscientes em um modo de vida mais sustentável.

Os princípios Reduzir, Reutilizar e Reciclar (conhecidos como Os 3 Rs da Sustentabilidade) são um conjunto de ações práticas que visam estabelecer uma relação mais harmônica entre consumidor e Meio Ambiente, trazendo redução de custo de vida e favorecendo o desenvolvimento econômico com respeito e proteção ao meio ambiente.

Reduzir consiste em optar por consumir o que é essencial de fato, evitando desperdícios, como por exemplo: usar água racionalmente, controlando o tempo do banho, não lavando a calçada com esguicho, fechando a torneira ao escovar os dentes, consertando vazamentos em torneiras e tubulações, etc; economizar energia, apagando as luzes nos cômodos desocupados, comprando lâmpadas eletrônicas ou de Led, encurtando o banhos de chuveiro elétrico; entre outras práticas.

Tudo que é fabricado necessita de energia e matéria-prima para ser produzido.  Ao Reutilizar e ou Reciclar, estamos dando um rumo mais adequado ao que é comumente descartado pelas lixeiras afora todos os dias. Separar o lixo orgânico do material reciclável, que pode ser reutilizado como matéria prima industrial (vidro, papel, plástico e metal), descartar corretamente (coleta seletiva ou empresas de reciclagem), e não jogar no lixo objetos que podem ser reformados ou materiais que podem ser reutilizados na confecção de itens com finalidades distintas ao seu uso original é praticamente obrigatório, pois evita o desperdício, poupa preciosos recursos naturais, além de gerar renda, empregos, contribuir para a economia doméstica e aliviar o Meio Ambiente de resíduos que vão levar anos ou séculos para serem decompostos.

DIY é a sigla da expressão em inglês Do It Yourself, que em português significa “Faça Você Mesmo”, e se encaixa perfeitamente aos 3 Rs, pois seus adeptos, ao invés de comprar móveis, objetos decorativos e presentes prontos, optam por fabricá-los com suas próprias mãos, e em grande parte dos casos utilizam materiais que seriam descartados.

Na decoração de interiores, o DIY é uma forte tendência, que conquista a cada dia um público maior, pois além da economia, cada objeto produzido é único, trazendo exclusividade à decoração.  Atualmente existem inúmeros sites blogs especializados no assunto, que trazem referências e publicam vídeos e textos com o passo a passo da fabricação de objetos de design e itens de decoração de ambientes.

A seguir, separamos algumas ideias em iluminação para você se inspirar, além de um passo a passo para você fazer sua própria luminária super charmosa usando garrafas. Veja as dicas e mãos à obra!

DYI – Luminária Pendente Rústica com Garrafas

Materiais:

03 garrafas
1 kit incluindo instalação elétrica: corrente pequena, gancho, cabo com interruptor
1 placa de madeira
3 lâmpadas
3 conectores para as lâmpadas
Tubos termo retráteis
Luva de emenda para cabo

Passo a passo:

Quebre a base das garrafas, imergindo-a primeiro em água fervente e depois em água gelada com muito gelo, até que se ouça a quebra de garrafa.

Após a preparação das garrafas, monte a base da luminária, cortando a madeira em duas partes.

Pregue 02 ganchos em cada extremidade da parte mais larga da placa de madeira e faça três furos, onde serão inseridos os cabos e instalados os grampos de metal para prender os cabos.

Faça a junção das duas partes menores com as maiores no formato de U, como na figura abaixo:

Coloque as lâmpadas com os conectores elétricos dentro das garrafas. Corte o cabo de energia na medida, e com a ajuda de uma chave de fenda faça as conexões elétricas correspondentes no interruptor. Após colocar o interruptor, passe o cabo da lâmpada pelo orifício da garrafa.

Feita a fiação e instalação elétrica, pendure a luminária usando o kit de montagem. Está pronta sua Luminária linda e descolada!