Itanhaém, um exemplo de cidade do futuro

Itanhaém, a segunda mais antiga cidade do Brasil, é uma das regiões que mais tem evoluído e atraído atenção pela sua boa infraestrutura e investimentos na educação, saúde e turismo, sem contar o seu rico e atrativo comércio. Seu nome, que dado pelos indígenas, significa “Pedra que canta” em Tupi Guarani, pois os índios que ali residiam juravam ouvir as pedras cantando no bater das águas. Além do seu importante contexto histórico, Itanhaém também é uma cidade muito ligada a natureza, conhecida como “Amazônia Paulista” devido a sua grande diversidade de fauna e flora.

Atualmente, Itanhaém é uma das cidades que mais crescem no país. Além de investir cerca de um bilhão de reais em infraestrutura e saneamento básico, a região tem chamado atenção pela sua preocupação com a saúde pública e principalmente com a educação dos jovens e adultos. Segundo dados do MEC, a média do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEP) é maior que a média nacional, pois seus governantes sabem a importância desse tipo de investimento e assim proporcionam educação de qualidade, com recursos altamente tecnológicos, que incentivam a leitura, o acesso ao conhecimento e até a inclusão de pessoas que possuam alguma deficiência física. Tudo isso, sem contar os programas modernos que a prefeitura utiliza com o objetivo de aproximar a população com o mundo, distribuindo internet gratuita nas praças do município.

Além de todo esse apoio a estruturas básicas que potencializam o crescimento econômico, outro ponto de muito valor na cidade de Itanhaém, é o apoio que se tem para abrir empresas e com isso, a geração de empregos e renda. Segundo a Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o Produto Interno Bruto (PIB) (índice que mede a riqueza da região) de Itanhaém tem crescido consideravelmente desde 2015. Inclusive, um dado interessante que comprova o crescimento da cidade é que, mesmo com um país passando por uma crise econômica séria em 2015 e registrando o pior índice em 25 anos, cerca de um tombo de -3,8%, Itanhaém andou na contramão e mostrou um crescimento significativo.

Aliás, potencial é algo que não falta em Itanhaém, pois além de desfrutar de um crescimento populacional positivo – segundo uma nova estimativa realizada pelo IBGE que declarou a marca de 100.496 habitantes residentes – na alta temporada, essa população aumenta CINCO vezes mais, impulsionando mais ainda a economia local.

Um dos maiores motivos para esse crescimento acontecer se deve ao seu centro comercial, algo que sempre chamou atenção não só de seus moradores, mas também de diversos turistas, que chegam na cidade muitas vezes só para visitá-lo. Isso porque os comércios da região apresentam um charme único, pois respeitam a sua arquitetura clássica, lembrando aquelas casinhas coloridas antigas, ao mesmo tempo em que apresentam estruturas modernas e preparadas para receber seu público mais variado. Então, o resulto é bem óbvio: cidade bem movimentada mesmo em dias fora de temporada, principalmente pelo seu comércio de roupas com um preço extremamente atrativo.

Mas, mesmo com um centro comercial bem estruturado, o desenvolvimento da cidade está indo em direção aos bairros, que recebem novas infraestruturas e fazem com que oportunidades apareçam nestes locais e que os morados destes bairros supram todas as suas necessidades sem precisar se deslocar de sua região.

Outro motivo muito claro e o que mais contribui para o crescimento comercial da cidade é o seu turismo. Itanhaém oferece diversos tipos de atrativos turísticos, como museus, igrejas e passeios nas ilhas oceânicas (estes que são verdadeiros points de mergulho famosos internacionalmente), além de preservar a sua mata Atlântica. Além disso, no ano de 2018, o programa de regionalização do Turismo (PRT), certificou Itanhaém como um dos 3.285 destinos nacionais que trabalham o turismo como política de desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda. Desde então, o município tem prioridade na destinação de recursos federais para investir na infraestrutura turística.

Convento de Nossa Senhora da Conceição, Morro do Sapucaitava, feiras de artesanatos, roteiros gastronômicos, Praia dos Pescadores, Praia do Tombo, Praia do Cibratel, Praia dos Sonhos e diversas ilhas para os amantes da natureza explorarem. Estes são só alguns exemplos de passeios que demonstram como a cidade é uma das que mais oferece opções para os seus turistas.

Estar em Itanhaém é respirar um registro vivo e muito bem preservado da história do Brasil. A cidade é o lugar certo para quem busca morar em um ambiente extremamente familiar, que prioriza a educação e o emprego de seus munícipes. Além de que é a melhor opção para quem quer sentir aquela tranquilidade de cidades do interior, mas ao mesmo tempo estar bem perto dos grandes centros comerciais. A cidade fica a cerca de 60 km de Santos e, dependendo do ponto de chegada em São Paulo, a distância até a capital é de 110km.

Assim, se você está procurando um lugar seguro e com uma infraestrutura de ponta para residir em Itanhaém, nós lhe damos uma boa dica: fique de olhos nas redes sociais e no site da Construtora Frizon, pois muito em breve estará nascendo um novo empreendimento na cidade que com certeza irá lhe surpreender!

Imagens tiradas da internet.