Plantas na decoração: vida, frescor e oxigênio extra para o seu dia-a-dia

Com o êxodo rural e a explosão populacional nos grandes centros, que se expandem e se misturam às cidades ao seu redor, as paisagens verdes foram sendo substituídas pelo cinza do asfalto e das construções, e o contato com a natureza passou a ser tão raro quanto valorizado.

Se o planejamento da urbanização das cidades não colabora em privilegiar a preservação e manutenção de áreas verdes, é crescente o desejo do ser moderno de resolver essa equação, procurando soluções para cultivar em casa seu elo particular com a natureza, em busca das boas vibrações trazidas pela vida, pela cor e pelo oxigênio extra das plantas para aliviar o stress do seu dia a dia.

Refletindo esta tendência, muitos projetos de decoração atuais se valem da beleza e utilidade das plantas para criar ambientes personalizados e repletos de aconchego e bem estar. E nenhum cômodo é esquecido. Existem espécies com características adequadas a todos os tipos de clima e condições de iluminação: desde plantas que vivem seguramente em ambientes mais úmidos e sem muita luz natural e ventilação, como banheiros e lavabos, até às que se adaptam em locais de exposição plena ao sol.

Espaço também não é empecilho para introduzir as plantas em sua vida. É possível cultivar jardins verticais, pequenas hortas e terrários até mesmo nos menores apartamentos e em locais fechados.

Resumindo, não tem desculpa para não incluir mais verde em seu cotidiano, basta apenas se atentar a quais são as espécies mais adequadas ao ambiente escolhido.

A seguir, inspire-se com uma seleção de ideias e sugestões de como utilizar plantas na decoração.