28 jun Plantas na decoração: vida, frescor e beleza para o ambiente
Com o êxodo rural e a explosão populacional nos grandes centros, que se expandem e se misturam às cidades ao seu redor, as paisagens verdes foram sendo substituídas pelo cinza do asfalto e das construções, e o contato com a natureza passou a ser tão raro quanto valorizado.
Se o planejamento da urbanização das cidades não colabora em privilegiar a preservação e manutenção de áreas verdes, é crescente o desejo do ser moderno de resolver essa equação, procurando soluções para cultivar em casa seu elo particular com a natureza, em busca das boas vibrações trazidas pela vida, pela cor e pelo oxigênio extra das plantas para aliviar o stress do seu dia a dia.
Refletindo esta tendência, muitos projetos de decoração atuais se valem da beleza e utilidade das plantas para criar ambientes personalizados e repletos de aconchego e bem estar. E nenhum cômodo é esquecido. Existem espécies com características adequadas a todos os tipos de clima e condições de iluminação: desde plantas que vivem seguramente em ambientes mais úmidos e sem muita luz natural e ventilação, como banheiros e lavabos, até às que se adaptam em locais de exposição plena ao sol.
Espaço também não é empecilho para introduzir as plantas em sua vida. É possível cultivar jardins verticais, pequenas hortas e terrários até mesmo nos menores apartamentos e em locais fechados.
Resumindo, não tem desculpa para não incluir mais verde em seu cotidiano, basta apenas se atentar a quais são as espécies mais adequadas ao ambiente escolhido.