Composição de renda para financiamento: entenda como funciona

Você já escolheu o apartamento dos seus sonhos, mas a sua renda não é suficiente para que o banco libere o financiamento. Calma! Uma boa opção é a composição de renda para financiamento.

O funcionamento da composição de renda é bastante simples: Duas ou mais pessoas somam seus rendimentos para obter uma margem de crédito maior, contudo, antes de compor renda, é muito importante conhecer alguns detalhes da operação. Listamos as principais informações que você precisa saber sobre o assunto.

Quem pode compor renda no financiamento?
Existem regras específicas que variam de acordo com o banco em que você está solicitando crédito, mas, de modo geral, as exigências para se conseguir o financiamento valem para todos os integrantes que compuseram a renda. Por isso, nenhum deles pode ter quaisquer restrições cadastrais.
Mas fique ciente, todos os componentes tornam-se proprietários do imóvel. Caso você se interesse pela opção, procure convidar pessoas de sua confiança.

composicao-renda-capa

Quais as vantagens da composição para financiar um imóvel?

• Possibilidade de realizar o seu sonho
Com a possibilidade de fazer o financiamento em conjunto com familiares e amigos, o seu sonho fica mais próximo de se tornar realidade. Muitas vezes a composição de renda é a única forma de conseguir o valor do imóvel.

• Aumento do valor financiado
Com mais pessoas se responsabilizando pelas parcelas, há um aumento considerável do valor a ser financiado. Esta é a principal razão pela qual a composição de renda é muito procurada pelas pessoas: a possibilidade de comprar um imóvel melhor.

• Utilização do FGTS
Ao compor renda, é possível utilizar o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço de cada um dos compradores. O FGTS pode ser usado para quitar parcelas do financiamento ou para dar entrada no imóvel.

Como é determinado o prazo do financiamento?
O prazo do financiamento é fixado com base na idade do participante mais idoso. A legislação estabelece uma idade máxima para se ter um financiamento habitacional, fazendo com que pessoas mais idosas sofram limitações na quantidade de parcelas.

Comprometimento da renda
É preciso ficar atento para um fator importante: em muitos casos, ao compor renda para comprar um imóvel mais caro, apenas uma pessoa assume o pagamento das parcelas. Se esta for a ideia, tome cuidado para não contrair um compromisso muito alto, que possa prejudicar o orçamento.

E aí, está preparado para fazer a sua composição de renda para financiamento? Então aproveite e conheça os projetos da Frizon Construtora e realize seu sonho de ter um imóvel.



Fale com um de nossos consultores