Papel x Tijolo: porque deixar de investir em ações para investir em imóveis em 2020

Se você costuma fazer investimentos, já deve saber que uma crise, apesar de claramente desacelerar toda a economia, pode se transformar em vantagens e lucros pra quem sabe apostar suas economias de forma estratégica.

Mas, quando você pensa em investir seu dinheiro, o que vem primeiro à cabeça: Ações ou imóveis? Nesse artigo, vamos explicar porque em 2020 a compra de imóveis é a melhor escolha.

Mercado imobiliário brasileiro
Os mercados globais foram rapidamente atingidos com a declaração de pandemia e ocasionou uma desaceleração mundial da economia, afetando de forma instantânea o mercado imobiliário no Brasil.
Isso impactou diretamente as vendas de imóveis novos, que caíram 28% em abril na cidade de São Paulo e o número geral de imóveis vendidos foi 65% pior do que se esperava para o mês.

E isso é bom?
Se você pretende investir em imóveis, sim!
Justamente pela queda na procura, muitos imóveis estão sendo vendidos com bons descontos. Para não prejudicar seu capital, as construtoras oferecem vantagens como diminuição no valor da entrada, condições melhores no parcelamento e claro, um valor menor no preço final do bem.

E é aí que está a oportunidade
Diferente do mercado de ações, o mercado imobiliário é mais tranquilo e previsível. A capitalização e estratégia somados à queda da taxa básica de juros (Selic), traz um cenário promissor para o setor. Além disso, há sinalização do COPOM (Comitê de Política Monetária) para novos cortes na Selic, o que vai impulsionar ainda mais o mercado imobiliário após a retomada das atividades.

Segurança vale a pena
Ao investir na bolsa, você provavelmente vai comprar um conjunto de ações para diversificar suas opções. Assim, você perderá em algumas ações e ganhará em outras, mas é impossível prever qual será seu retorno, principalmente em época de pandemia.
Enquanto isso, o investimento feito em imóveis é seguro e previsível. Ao investir em um apartamento na planta, por exemplo, você tem a certeza absoluta que seu bem terá valorização considerável.

Mais fique atento!
Investir em imóveis sempre foi uma opção considerada rentável, segura e diferenciada, mas é preciso alguns cuidados: Verifique se a Construtora ou Incorporadora é confiável e tem boa reputação no mercado, e conte sempre com a ajuda de um bom corretor de imóveis para auxiliá-lo a fechar um bom negócio.

Por fim, existe sem dúvidas um cenário otimista pós pandemia para o mercado imobiliário, setor este que sempre foi a locomotiva da economia. A crise sempre traz oportunidades, basta ficar atento e saber aproveitá-las!