Permuta de imóveis: Como funciona e quais as vantagens

Entre as tradicionais negociações de compra e venda, existe uma modalidade que tem ganhado destaque no mercado imobiliário: A permuta de imóveis. Essa alternativa de pagamento, quando feita corretamente, pode trazer boas vantagens para os envolvidos.

Quer saber como funciona a permuta de imóveis? Continue a leitura e conheça os detalhes e quais os cuidados necessários para que o acordo seja tranquilo e vantajoso.

O que é permuta de imóveis?
Permuta é a modalidade de negócio em que duas partes trocam bens ao mesmo tempo. Como estamos falando de imóveis, esses bens podem ser apartamentos, casas, terrenos ou imóveis comerciais. É a solução ideal para quem deseja trocar de imóvel usando o atual como pagamento ou parte do pagamento.

Como funciona?
Na permuta o pagamento não acorre através de dinheiro, e sim, por meio de bens equivalentes. Porém, grande parte das negociações não ocorrem na troca por imóveis de mesmo preço, já que inúmeros fatores influenciam no valor de mercado. Nesse caso, a diferença pode ser liquidada através de dinheiro ou até mesmo com outro imóvel.

Quais cuidados a serem tomados?
O primeiro passo é verificar as condições legais do bem. Solicite ao proprietário que comprove que o imóvel está regularizado e em dia com toda a documentação. Se estiver tudo ok, é hora de realizar visitas para checar se há problemas estruturais, elétricos ou hidráulicos que possam exigir uma grande reforma e por consequência prejuízos futuros.
Também é importante que você saiba quanto vale exatamente o bem que está oferecendo e o que pretende adquirir. Um corretor de confiança pode analisar os valores de acordo com a estrutura da imóvel, localização, conservação e etc.

Como precisa ser o contrato?
O contrato de permuta de imóveis precisa ser elaborado com toda cautela. Não dispense a orientação de um profissional. No documento, é necessário constar informações como condições da transação, prazo da troca e forma de pagamento de torna, caso houver. O contrato deve ser feito por escritura pública e as duas partes envolvidas devem arcar com as despesas com cartório.

E as vantagens?
Além de facilitar o processo de compra e venda, a principal vantagem da permuta é a economia. Vender e depois comprar um imóvel envolve duas transações e por consequência mais impostos e custos.
Outro benefício nessa modalidade é a não precisar arcar com parcelas de empréstimos ou financiamentos com juros elevados, além de menor burocracia devido ao tempo da negociação.

Notou como a permuta de imóveis pode ser uma excelente alternativa para você que deseja trocar de apartamento? A Frizon Construtora sempre preocupada em oferecer vantagens e facilidades para seus clientes, está aberta a esse tipo de negociação. Conte com a gente para fazer a melhor permuta e realizar seu sonho de ter um imóvel na praia!