Porcelanato: conheça os tipos e acerte na decoração

Porcelanato é um revestimento cerâmico de alta qualidade muito procurado para a decoração por sua versatilidade, homogeneidade, resistência, e claro, beleza.

Porém, antes de comprar seu porcelanato, é interessante seguir algumas dicas para não errar e adquirir o tipo que mais irá atender as necessidades do ambiente. Veja a seguir.

Escolha certa
Para escolher o tipo certo, e preciso levar em conta é a necessidade de cada cômodo. Feito isso, é hora de escolher a aparência, cuja variedade é enorme e precisa combinar com a decoração do ambiente. Para te ajudar, listamos os principais tipos de porcelanato:

Porcelanato polido
Esse é o tipo mais comum e também mais utilizado de porcelanato. Como o próprio nome indica, esse tipo passou por polimento após sua fabricação, tornando-o extremamente liso e brilhante. É indicado para ambientes secos, pois em contato com a água se torna muito escorregadio.

Porcelanato esmaltado
Esse tipo de porcelanato recebe uma camada de esmaltação o que lhe confere uma ampla gama de utilizações. Se for do tipo acetinado, por exemplo, é menos brilhante e risca com menos facilidade, além de ser menos escorregadio do que o porcelanato polido. Já se for do tipo rústico, possui como característica ser antiderrapante e é perfeito para áreas externas e com presença de água.

Porcelanato estruturado
Possui superfície áspera, sendo utilizado na maioria das vezes, em áreas de piscina e banheiros. São escolhidos para essa situação, porque possuem maior aderência a ambientes molhados, evitando a chance de que ocorram quedas devido ao piso escorregadio.

Porcelanato lapado
Reproduz a aparência de pedras naturais, porém, com um leve brilho nas superfícies em alto relevo. Neste tipo de peça, são feitos pequenos sulcos para dar acabamento em relevo na cerâmica.

Escolha profissionais qualificados para realizar a instalação correta do porcelanato. É preciso nivelar o piso antes da instalação, além de utilizar argamassa e rejunte de qualidade. Garantindo a instalação correta, aproveite as dicas e use o porcelanato pela casa inteira.