Entenda os índices de reajuste no financiamento direto

Se você já começou a buscar por um apartamento novo, já deve ter notado os diferentes tipos de financiamentos e todas as taxas envolvidas. A princípio, os itens mais pesquisados durante a negociação são tipos de escritura, registro da propriedade e uso do FGTS, mas, nessa lista tem mais um assunto muito importante: Os índices de reajuste.

Pouco lembrados nas negociações, esses índices provocam impacto direto no valor do apartamento que você deseja. Vamos explicar melhor:

Já ouviu falar em INCC?
O Índice Nacional de Custo de Construção – INCC, é o índice que mede a variação do custo da construção habitacional. É calculado mensalmente pela Fundação Getúlio Vargas e utilizado para reajustar as parcelas dos contratos de compras de imóveis durante sua fase de construção.
O seu valor influencia a parcela dos financiamento de imóveis ainda na planta e deve ser incluído no cálculo de quem está adquirindo o imóvel novo.

Como é calculado?
De maneira resumida, o índice considera os valores de equipamentos, materiais, serviços e mão de obra de uma construção dividido em três grupos: estruturais, instalações e acabamentos.
A Fundação Getúlio Vargas obtém essas informações através de de orçamentos de empresas de engenharia civil e desenvolve uma média ponderada dos dados coletados nas sete cidades analisadas.

E por que esse índice influencia meu financiamento?
Quando você adquire um imóvel na planta, não está apenas comprando um apartamento, você está financiando a construção desse empreendimento. Essa construção está sujeita à variação do custo dos materiais utilizados e, por isso, o INCC é usado para reajustar o saldo devedor durante essa fase.

Um exemplo, se você fosse construir uma casa, antes de iniciar, você faria um orçamento para ter uma previsão de quanto seria gasto com os materiais, equipamentos, mão de obra e etc. Mas, ao longo da obra, há uma variação nos valores e você precisa complementá-lo se quiser finalizar a construção. Essa é mesma lógica para a aplicação no INCC. Ele serve para reajustar o saldo devedor durante o período de construção do seu imóvel.

Faça o cálculo da sua parcela
A conta para descobrir o valor corrigido da parcela é simples, basta aplicar o índice do INCC sobre o saldo devedor do imóvel para saber o valor reajustado:
“Saldo devedor do imóvel x 1 + Valor do INCC (%) = Valor reajustado”
Como os valores são divulgados mensalmente, é necessário conferir a porcentagem atual do reajuste à partir da tabela do INCC.

Compreendeu o motivo pelo qual os índices de reajustes precisam ser aplicados? Dessa forma a construtora consegue viabilizar a obra e entregar o empreendimento com qualidade dentro do prazo.

Importante destacar que os índices não são juros e não pode ser cobrado como tal. Eles simplesmente corrigem o valor restante para adequar os custos da obra. Se ainda tiver dúvidas, nós da Frizon Construtora estaremos à disposição para esclarecer esse, e qualquer outro assunto relacionado à aquisição do seu apartamento novo. Conte conosco!