Imóveis: Em qualquer época, sempre um ótimo negócio

IMÓVEIS: EM QUALQUER ÉPOCA, SEMPRE UM ÓTIMO NEGÓCIO

Seja qual for o momento que o mercado se encontra, quase todo mundo concorda que comprar um imóvel é sempre um investimento seguro. Mas por ser um bem de enorme importância e valor, é fundamental ter muito cuidado e planejar todos os detalhes para garantir um bom negócio.

IMÓVEL PRONTO OU NA PLANTA?

Uma dúvida comum entre as pessoas é sobre adquirir um imóvel pronto ou na planta. O principal ponto a ser analisado para a tomada de decisão é a sua necessidade:

SEM PRESSA PARA MUDAR / SÓ QUERO INVESTIR

Se você está procurando um lugar pra morar e tem tempo para esperar, pode ser um bom negócio comprar um imóvel na planta. Se você quer um bom investimento e uma renda, então com certeza pode e deve comprar um imóvel na planta.

O primeiro e irrefutável ótimo argumento é que seu valor é em média 30 % inferior ao do imóvel já pronto.

Suas formas de pagamento também são mais atrativas: além do financiamento bancário, possível para imóveis usados, existe também a opção mista, de financiar a entrada com a construtora e dar entrada em um financiamento bancário após a entrega das chaves, ou de fazer todo o financiamento direto com a construtora, o que é muito comum em imóveis novos, menos burocrático e muito atrativo. O processo costuma ser menos burocrático, a aprovação mais rápida, as taxas mais baixas e as condições facilitadas.

Resumindo, você compra um imóvel em média 30% mais barato, com pagamento facilitado, e quando ele estiver pronto irá valorizar rapidamente. É a garantia de que o investimento renderá bons lucros. Além disso, sendo novo, o imóvel não precisará de reformas ou de qualquer tipo de conserto estrutural, portanto a mudança será rápida após a entrega das chaves.

Mas comprar imóveis na planta também tem suas desvantagens. A entrega demora mais, pois é preciso esperar a conclusão da obra. Por isso, essa não é uma opção atrativa se você quer mudar rápido. É preciso considerar, ainda, a possibilidade de atraso nas obras, o que elevará o tempo de espera para ter o imóvel pronto. Essa demora pode gerar reajustes do valor durante a construção, que devem estar especificados em contrato. Para evitar este tipo de transtorno, é importante pesquisar a construtora e seu histórico, pois existem muitas no mercado que são idôneas, e não atrasam, respeitam, e até antecipam os prazos combinados com seus clientes em contrato.

TENHO QUE MUDAR JÁ!

A grande vantagem de um imóvel pronto é a rapidez na mudança. Dependendo da disponibilidade ou da negociação, você poderá se mudar assim que assinar o contrato. Portanto, se sua necessidade é se mudar urgentemente, está pagando aluguel, com o contrato para vencer, tem um bom dinheiro para dar de entrada, ou até mesmo para comprar um imóvel a vista, ou tem condições de encarar um financiamento bancário, então a melhor opção pode mesmo ser comprar um imóvel pronto.

Outra vantagem de comprar um imóvel pronto é a possibilidade de visitá-lo antes de realizar a compra, para saber exatamente o que você está adquirindo. Pode ter uma visão completa da distribuição e do tamanho dos cômodos, e até se seus móveis atuais podem ser aproveitados.

Mais um ponto positivo, o financiamento bancário pode ser feito de imediato, dependendo apenas da sua capacidade financeira. A entrada costuma ser de 10% a 30% do valor total do imóvel, e as parcelas podem ser simuladas de acordo com cada instituição financeira.

Mas preste muita atenção no estado de conservação do imóvel, para não tomar prejuízo e canseira com reformas pesadas e não planejadas. Claro que algumas coisas ainda podem estar pendentes, como comprar móveis e fazer alguns reparos simples necessários, mas, de forma geral, ele deverá estar pronto para morar. Do contrário, seria mais apropriado para fins de investimento, se comprado com valor depreciado, para valorizá-lo e após uma reforma de longa duração.

Importante ressaltar que, em qualquer das opções, ao negociar um imóvel, é fundamental procurar o auxílio de um profissional credenciado pelo CRECI de sua confiança, que tem todo o conhecimento técnico para prestar consultoria com a contratação e documentação necessária na aquisição deste bem tão valioso. Não compre imóvel sem um corretor!